Pages

Monday, September 26, 2011

ANIMATION IS CONCENTRATION!


Oi pessoal animado,
Começa agora a primeira edição da coluna mensal intitulada Animation is Concentration! Deixarei aqui algumas dicas sobre o Mercado de Animação.
Não tem tanto tempo que sou profissional de verdade no mercado. Estou trabalhando pela primeira vez com carteira assinada depois de anos. Antigamente era só animadora/ilustradora free-lance vivendo com uma renda incerta. Já tive boas e más experiências dentro e fora de Minas Gerais.

Com essas experiências, aprendi muito com meus vacilos e agora fiquei mais esperta!
O meu maior erro foi o de não valorizar o meu próprio trabalho.
Na tentativa de ganhar um espaço ou até mesmo a confiança das pessoas, acabei fazendo vários serviços de graça ou cobrando mixaria.
Fiz alguns layouts para certos estúdios (que tinham condições de pagar) com a promessa de que, se fossem aprovados pelos clientes, eu faria o trabalho!
As vezes tais layouts eram em 3D e me tomavam noites de sono para concluir. Como estava fazendo aquilo como free-lance, no fim, o cliente não aprovava e eu não ganhava nada, nem pelo layout! Ficava a ver navios e ouvir grilos ¬¬...
Isso me deixava muito irada, no entanto me fez acordar para que eu valorizasse mais meu trabalho e tempo!



Desde então, sempre que me pedem um serviço, seja um amigo ou não, eu cobro o valor que acredito ser justo pela qualidade de meu trabalho e experiência que já tenho.
Então, #FicaAdica aí pra quem está começando: Não caiam no papo furado de pessoas que lhe prometem o serviço pelo layout feito por você, caso este seja aprovado. Não há certeza alguma nisso, por isso, já garanta uns trocados antes!
Nunca cobrem um valor super abaixo da média! Assim, você estará destruindo o mercado! Se não sabe quanto cobrar, pergunte a um profissional por uma orientação de como fazer orçamento e adapte este valor a qualidade de seu serviço.
Outra dica é: não faça ilustração/animação alguma em troca de ‘divulgação de seu nome’ ou ‘experiência’. Já me aconteceu isso também! Trabalhei em um estúdio e me pediram um período de experiência. Animei cenas ‘teste’ e, depois de 3 meses e algumas cenas prontas (as quais foram utilizadas), veio meu ‘salário’...de R$187,00!!!¬¬
Fiquei p¢#$!!!!!! Quando fui reclamar (sem fazer barraco, afinal, sou uma lady!) o dono me disse:“...você aprendeu muito aqui sem ter feito o nosso curso de R$800,00. Você economizou!”
Eu respondi: “Meu filho!! Se eu tivesse pedido esmola na rua durante 3 meses, teria ganho muito mais! E para quê preciso fazer o seu cursinho de m@#$£ se já tenho experiência e diploma em Cinema de Animação?”
Brincadeira, eu não disse isso. Estava em estado de choque e não consegui responder nada! O cérebro não deu conta de processar a situação. Minha breve e educada reclamação rendeu um cheque de 313 pra completar ao menos 500 reais. No mesmo dia eu sai de lá decidida a não mais voltar, soltando fumaça pelo nariz e orelha...quase explodindo!
Minha sorte é que não dependia somente daquele dinheiro. Tinha um outro trabalho paralelo na época. E é sempre melhor sair sem brigas. Nunca se sabe o dia de amanhã! E neste mercado, todo mundo conhece todo mundo! Não queime teu filme com brigas desnecessárias!
Outra #dica para quem está começando: tenha muito cuidado com quem você vai compartilhar suas idéias! Preserve seu trabalho, mostre para as pessoas que você é um profissional e não um funcionariozinho ou free-lance besta! Não deixe que abusem e levem os créditos sozinhos por algo que você suou para realizar! Já aconteceu comigo também.
Para finalizar, deixo aqui a dica de um estúdio bacana que eu adoro!
Wittle Thing – estúdio de animação e ilustração muito criativo e com ótimo trabalho


Abraço e até a próxima!
Natália Cristine

3 comments:

O CELATICOMUS said...

Oi Natália. Adorei seu post. Foi um retrato fiel da vida do free-lancer. Acredito que muitos, mas muitos mesmo, já pasaram por situações semelhantes. Eu inclusive! Mas também deixei de ser bobo. KKKKKK. Agora sou um free lancer profissional!!!KKKK

Tarcísio said...

Oi Natália, valeu pelas dicas, tb ja passei por isso e pretendo não errar novamente! Vamos mostrar que em Minas tem tudo pra melhorar !!

Unknown said...

Ótimo post. É compartilhando experiencias como essas, que vamos evitar que os jovens animadores sejam ludibriados por produtores com caráter duvidoso.