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Monday, October 31, 2011

Animation now! - Pintura sobre vidro


Imagine uma pintura com tinta a óleo. Uma daquelas telas grandes, uma pintura realista, naturalista, típica de alguns artistas que fizeram história em séculos passados.
Agora imagine uma animação onde cada quadro é uma dessas pinturas! É isso mesmo. Cada quadro, cada frame, cada parte de décimos de segundo como uma pintura numa tela. É o que acontece nas animações do russo Alexander Petrov, ao utilizar a técnica da pintura em vidro (paint on glass).


"The Old man and the sea", de Alexander Petrov
Sobre uma superfície plana de vidro, ele meticulosamente pinta uma cena (usando os dedos ao invés de pincéis), tira uma fotografia, volta a retocar a pintura, bem sutilmente, tira outra foto e assim por diante. Ao usar várias chapas de vidro, tem-se a possibilidade de conseguir bastante profundidade com as diversas camadas. Ele também utiliza algumas ferramentas para trabalhar com a tinta, além dos dedos, criando efeitos e traços interessantes.  Petrov se tornou o nome mais conhecido da técnica de pintura sobre vidro e, inclusive, ganhou um oscar de melhor curta de animação com “The Old man and the sea” (O velho e o mar), uma adaptação da obra de Ernest Hemingway, finalizado em 1999.
Mas essa técnica surgiu muitos anos antes desse trabalho Petrov. O alemão Oskar Fischinger  utilizou a pintura sobre vidro na década de 1940, de forma expressiva e abstrata, bem diferente do realismo de Petrov.  O curta “Motion Painting n.1”, dessa técnica pode ser visto pela web, e está na lista de links abaixo. Fischinger, aliás, foi um dos grandes mestre do experimentalismo na animação, realizou mais de 50 curtas explorando diversas técnicas e criando trabalhos riquíssimos na concepção pintura-som.

As formas abstratas de Oskar Fischinger

Outros nomes que experimentaram a pintura em vidro: Caroline Leaf, Wendy Tilby, Witold Gierz, Vladimir Samsonov, alguns de forma mais simples, uns mais detalhistas, outros com tintas variadas, mas todos com trabalhos merecedores de atenção, afinal é uma técnica de muito trabalho, paciência e controle da composição.




E no Brasil? Poucos se arriscaram nessa árdua tarefa. Recentemente uma animação bem interessante participou do concurso Água, do Anima Mundi 2011, utilizando essa bela técnica: trata-se de “Fátima”, video dirigido por Jefferson Hamaguchi. É um documentário animado, com uma proposta bem bacana. O curta pode ser assistido on-line, assim como os bastidores do trabalho, onde é mostrado o processo de pintura, composição das imagens e fotografias. Jefferson também realizou outro curta, “Respiro”, que foi o início da experiência com  a pintura em vidro.

Links:
Bastidores do curta "Fátima"

Fátima
http://www.youtube.com/watch?v=q6CiWaNtV_0&feature=related
Fátima - making of
http://www.youtube.com/watch?v=ZiD8CRDQmKE

Alexander Petrov – The old man and the sea
http://www.youtube.com/watch?v=v1EbNvHDxbA

Entrevista /making of de Alexander Petrov:
parte 1
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=GYc4xLylhS4
parte 2
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=iLTSARufpJE

Witold Giersz - Pożar (Fire) - 1975
http://www.youtube.com/watch?v=a_3Ugg1XzvA

Oskar Fischinger – motion painting n.1 - 1942
http://www.tudou.com/programs/view/PvmbCzO1q48/


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