Brazilian TV Producers apresenta em janeiro programa de capacitação em animação
19/12/2008, 11h38
Em 2009, o Brazilian TV Producers deverá se separar da Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão (ABPI-TV) por uma determinação do MinC/Sav e Apex, parceiros no programa setorial de exportação. Além de levar os associados a rever os contratos de associação (o produtor poderá escolher associar-se ao BTVP, à ABPI-TV ou a ambos), haverá outra mudança em 2009: a verba do MinC destinada ao programa deverá ser necessariamente empregada em projetos de capacitação, não mais em subsídios a viagens de produtores associados a mercados de negócios.
Segundo Eliana Russi, Gerente Internacional do BTVP, será realizado um programa de capacitação voltado para séries de animação no primeiro semestre e um voltado para documentários no segundo semestre. Detalhes do Programa de Capacitação Internacional em Animação, em que 25 projetos serão escolhidos para passar por um intenso projeto de desenvolvimento, serão apresentados em janeiro.
Animadores
Apesar de a animação ser um segmento do audiovisual brasileiro com significativa ascensão no mercado internacional, animadores ouvidos por este noticiário não mostraram insatisfação com as mudanças nas regras do programa e com os investimentos em capacitação em detrimento do apoio às viagens. "A capacitação internacional é muito importante para o produtor independente. Não temos mercado no Brasil, temos que estar capacitados para ir para fora", diz André Breitman, produtor executivo da carioca 2D Lab. Para ele, uma produtora que pretende encarar o mercado internacional deve estar preparada para os investimentos em viagens. Breitman destaca ainda que um dos aspectos mais significativos da associação ao programa foi mantido: estande no Mipcom e no MipTV, em Cannes.
Ale McHaddo, sócio da 44toons, também menciona os estandes e a presença no catálogo como um dos atrativos para permanecer associado ao BTVP. "Vai ficar mais caro para o produtor viajar, o programa está menos atraente e vai acontecer uma reflexão dos empresários. Por outro lado, investir em capacitação é uma iniciativa positiva para democratizar a informação", observa.
Ana Carolina Barbosa - TELA VIVA News
No comments:
Post a Comment