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Monday, September 19, 2011

Animation Now! - Strata-cut



Animação feita com massa de modelar é um processo já bastante conhecido. Se popularizou nas décadas de 60 e 70 (apesar de a técnica de stop-motion, quadro a quadro, já ser conhecida desde o início do século XX ) e até hoje muitos trabalhos são feitos, partindo desde a massinha comum até peças em silicone. Porém, uma técnica muito peculiar que também utiliza massa de modelar não se tornou muito conhecida. Até mesmo porque pouquíssimas pessoas já tiveram a ousadia de arriscar animações com esse tipo de técnica. Trata-se do Strata-cut, e o principal realizador (e criador) desse trabalho é David Daniels.
David Daniels nasceu nos EUA e realizou vários curtas experimentais e videoclipes. Começou a trabalhar com a técnica do Strata-cut em meados dos anos 80. Trata-se de um modo muito peculiar de manipular a massa de modelar. Em um bloco de massa comprido é feito o objeto a ser filmado (uma imagem abstrata ou figurativa). Uma câmera fotografa a frente desse bloco e então é cortada uma fatia da massa. Outra foto é tirada e outra fatia é cortada. E assim por diante. Imagine um grande pão (tipo bisnaga). Fatias são cortadas e o conteúdo do miolo do pão é revelado pouco a pouco. (Fig.1) É interessante perceber o bloco todo sendo desconstruído. A animação pode se tornar suave dependendo de quão finas as fatias são cortadas e de quão longo é o bloco de massa. É bem complexo porque além de se ter um bom planejamento de como vai ser cada desenho surgido pela forma do bloco todo, cada corte tem que ser preciso para que não disforme demais a massa. E a faca tem que ser bem afiada, de preferência.
Fig.1
Cena de "Big time"
Imagens abstratas são mais fáceis de serem usadas nesse tipo de processo, obtendo um visual bem incomum. David Daniels as explora tanto quanto as imagens figurativas, letras e cenários.
Em seu filme “Buzz box”, David explorou a técnica de forma bem densa e frenética. Ele também usou um pouco dessa técnica no videoclipe “Big time”, de Peter Gabriel. Nas décadas de 90 e 2000, fez alguns trabalhos de publicidade com o Strata-cut.

A nível nacional
Poucos são os outros animadores que já ousaram trabalhar com essa complexa técnica do Strata-cut. Porém, aqui no Brasil, um deles tem feito interessantes experimentações com os blocos de massa de modelar: Diego Akel, de Fortaleza. Animador com bastante foco na experimentação de técnicas, Akel realizou alguns testes com imagens abstratas e percebeu a dificuldade do processo. “O Strata Cut é, em minha modesta opinião, uma das técnicas mais complexas da história da animação.” diz Akel “Envolve um pensamento completamente novo, e ao nos depararmos experimentando com ela nos vemos reaprendendo tudo o que sabíamos - ou achávamos que sabíamos”. Após tentativas, erros e descobertas, ele conseguiu alguns resultados bem interessantes, que podem ser conferidos no link:

Akel cortando o "bolo" de massa de modelar

Akel comenta sobre as etapas: Cada etapa deve ser feita com muito cuidado e precisão; uma escolha ruim de massa de modelar ou uma faca inadequada para o corte borrará as imagens internas e todo o planejamento iria por água abaixo, por exemplo (como aconteceu no meu primeiro teste em casa), assim como não aproximar o bloco corretamente da câmera, o que vai fazer com que a imagem saia de foco ao se cortar as camadas (o que aconteceu no meu terceiro teste).”
Uma das coisas, porém, que mais me impressiona é como o David Daniels desenvolveu este processo sozinho, isto é, hoje temos todos os estudos dele, testes, fotos, filmes acabados e vários materiais pra estudar, mas ele não teve nada disso, e teve que pensar em todos os aspectos para criar seus trabalhos .”

Técnica para poucos (ou para loucos), o Strata-cut possibilita resultados únicos, bem diferente de outras animações com massinha e outros tipos de Stop-motion. Visite os links abaixo para conhecer mais sobre essa preciosidade da animação!





David Daniels - Coletânea de trechos

David Daniels - Buzz box - 1985

David Daniels no Animamundi 2011

Entrevista com David Daniels e video do autor mostrando o processo (em inglês- 1993)

Matéria da Revista Galileu

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